O PROGRAMA AGRINHO
A RAC participa em 2011. Os professores José Raimundo, Antonio Carlos, Luzirene e Idelfonso trabalham para que o promagrama aconteça este ano.
um pouco da história do programa.
O Programa Agrinho
teve seu início em 1995 quando foram desenvolvidos a proposta
pedagógica que tinha por essência os "temas transversais" e o primeiro
material para alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.
Na
ocasião priorizou-se a temática ambiental em decorrência da necessidade
de responder a problema pontual de extrema gravidade no meio rural - o
da contaminação da população por agrotóxicos.
Em 1996 iniciou-se a implantação do programa de forma piloto em cinco municípios paranaenses.
No
ano seguinte, com base na elevada receptividade e participação da
comunidade escolar, buscou-se agregar à temática inicial dos agrotóxicos
outros temas relativos à questão da saúde.
Em
1998 ampliaram-se e aprofundaram-se as temáticas relativas ao Meio
Ambiente (solo, biodiversidade, água e clima) e foi incluído o tema
Cidadania, que incorporou as temáticas relativas a Trabalho e Consumo,
Temas Locais e Civismo.
Nova
modificação fez-se necessária quando o governo estadual iniciou a
implantação do processo de nuclearização das escolas, fator determinante
para que o Programa AGRINHO passasse a trabalhar com crianças e jovens
do meio urbano.
Em
meados de 2002, o Programa passa por mais uma ampliação para contemplar
outros temas que se faziam igualmente Prioritários: Meio Ambiente,
Saúde, Cidadania e Trabalho e Consumo. Novos materiais são
desenvolvidos, desta vez para alunos e professores. Um novo ciclo se
inicia, e este, se completa em 2006.
Em
2006, quando o Programa completou 10 anos, realizou-se uma ampla
avaliação e com base nesta, todo o programa foi repensado e a proposta
foi acrescida de novos temas e materiais.
Em
2007, o Programa completa 12 anos de trabalhos no Paraná, o material do
aluno recebe outra estruturação, passando a ser organizado por série e
não mais por temas, e o material do professor é composto por dois
livros. O público é ampliando, além das escolas da rede pública de
ensino, este ano, estaremos trabalhando com a rede particular de ensino,
tendo a proposta pedagógica baseada na interdisciplinaridade e na
pedagogia da pesquisa.
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